MENSAGEM DA DIREÇÃO AOS COLABORADORES DO TABELIONATO DE PROTESTO DE DIVINÓPOLIS.
Entendemos que todo empreendimento precisa de uma organização, não apenas a organização formal do organograma, diga-se de passagem, tão bem estruturado pela ACE.
A organização mais importante é formada essencialmente de pessoas. São elas que fazem as coisas acontecerem, ou não, dependendo do modelo de liderança adotado.
Uma empresa não é um organismo auto-suficiente. Todos os elementos precisam estar em harmonia e sintonia, funcionando adequadamente, para ficarem em equilíbrio.
Acreditamos que uma empresa precisa ter consciência ou ainda, necessita da consciência das pessoas que lá trabalham, para tornar-se eficiente e eficaz.
Um empreendimento é uma engrenagem composta de diversas matizes. As técnicas de administração contribuem com o processo, com a organização, com os controles, mas de nada valem se não existir uma consciência de grupo. Voltamos a afirmar : Quem faz tudo acontecer são as pessoas. Não só as dentro, mas todas aquelas que se relacionam com a empresa.
É preciso construir relações para compreendermos essas pessoas, partindo da premissa de que todos são naturalmente competentes e fiéis, desenvolvendo, assim, o pilar básico das relações : a confiança.
Precisamos de pessoas que estejam não no serviço, mas a serviço – algo que é bom para quem recebe e para quem dá – conhecendo a quem e o que servem, senão incorreremos no mal de trabalharmos tão-somente para pagarmos as contas, apenas trocando tempo por dinheiro, trabalhando como sonâmbulos, adormecidos e autômatos.
Os resultados que buscamos e queremos não vêm apenas do esforço e sim do trabalho feito com excelência, com energia, com comprometimento emocional e entusiasmo.
O entusiasmo é de capital importância para a busca da excelência no trabalho que é encontrada na motivação.
O desânimo, como sabido, é a falta de ânimo ou da “anima”, que em latim significa sopro, alento, ALMA. Os desanimados exigem pouco de si mesmos, insistem em ficarem na arquibancada do jogo da vida torcendo para que tudo dê certo.
Achamos que a motivação é fundamental para alcançarmos a excelência que buscamos e, excelência é dar o melhor de nós mesmos.
É claro que isso implica em cometermos erros já que fazem parte do aprendizado mas, excelência é jamais fazer qualquer trabalho sem estar mergulhado por inteiro nele.
A diferença entre a excelência e a mediocridade está na perseverança de nos colocarmos no limite todos os dias e acreditarmos no que a imaginação e a criatividade são capazes.
É sair da zona de conforto e ter a ousadia de dizer não à mesmice!!!
Temos certeza do potencial criativo de cada um de vocês e queremos que o exercitem dia a dia, lançando-se na busca constante de superarem seus medos, abrindo canais de comunicação e investindo nos relacionamentos.
Já demonstramos que a nova administração do Tabelionato é aberta, inteira e, sobretudo, verdadeira pois, o diálogo franco é a forma mais qualificada de estabelecermos relações efetivas. Onde não há diálogo falta confiança. E, sem confiança, não há como trabalharmos juntos.
Para nós, uma empresa é formada por pensamentos e sentimentos que não podem ser esquecidos e nem desperdiçados.
A composição de uma empresa se divide em dois sistemas : o técnico e o humano. O primeiro abrange dados, informações, normas, procedimentos. O tabelionato sob esse prisma, poderia sobreviver somente com seu banco de dados sendo alimentado e manejado por máquinas.
Já a equipe faz parte do sistema humano, que é irregular, errático, subjetivo, dependente de oscilações de humor, desejos e saúde física e psicológica de seus membros.
Daí a necessidade de se conhecer, saber o que pensam e sentem as pessoas que compõem esta equipe, com responsabilidades mútuas, conhecimentos complementares, informações compartilhadas já que o melhor que os membros de uma equipe têm a oferecer uns aos outros e para a empresa são seus pensamentos e sentimentos.
Saber como cada um está sentindo na equipe, seus desejos, ressentimentos, críticas e sugestões fortalece cada vez mais a qualidade do nosso trabalho.
Óbvio que seria muito menos arriscado e mais cômodo para a direção do Tabelionato criar uma estrutura rígida e autoritária, fulcrada no temor e no respeito reverencial.
Mas, voltamos a repisar : São as pessoas que fazem o trabalho e produzem resultados, constituindo o ativo mais valioso do Tabelionato o conjunto de conhecimentos e experiências dos seus colaboradores.
Uma equipe deve crescer após cada desafio, cada embate. Se cumprirmos apenas a rotina diária, então estaremos falando apenas de um grupo de trabalho ou de um bando de pessoas trabalhando ao mesmo tempo, num mesmo lugar. Isso não é a equipe que queremos e merecemos.
O coletivo jamais deve substituir o individual. Cada um de vocês tem suas inteligências, seus conhecimentos, seus potenciais. A grandeza do trabalho em equipe está em reconhecer essas diferenças e fazer o melhor uso delas de acordo com cada desafio que nos atravesse o dia.
Acho que todos nós queremos e merecemos mais do que um emprego medíocre. Somos seres em busca de significado, de algo que nos dê sentimento de capacidade e estima.
Queremos um Tabelionato com ALMA, onde todos trabalhem com energia do comprometimento, adotando um modelo cooperativo, onde os membros desta equipe percam ou ganhem sempre juntos.Essa é a nossa principal meta.
Queremos um Tabelionato único e não apenas sermos mais um. Queremos construir um lugar pelo qual valha a pena pular da cama e nos dedicarmos por inteiro, oferecendo nosso tempo e esforço sem arrependimento; de nos sentirmos orgulhosos de nossos feitos e conquistas; de construirmos um empreendimento bom para todos os que, direta ou indiretamente, estejam envolvidos.
Queremos ser felizes, sempre aliando a chance de crescermos dia a dia como profissionais mas, sobretudo, como seres humanos que querem deixar sua marca, ter uma história para contar aos filhos e netos.
Esperamos que todos estejamos imbuídos desses sentimentos e que dia a dia fortaleçamos nossas relações com o fito de trabalharmos com prazer, alegria, comprometimento e acima de tudo com amor, pois só é verdadeiramente feliz, quem atravessa a vida amando e sendo amado, deixando após si um progresso moral, cultural, social e espiritual embasados no afeto.
Que Deus nos ajude e proteja.
Moacyr Borges de Castro Figueirôa e Maria Flávia Guimarães de Carvalho Pereira Tabelião Substituta
– XII de 2002 –